Mais testes!

Posted On Maio 29, 2008

Filed under Projecto

Comments Dropped leave a response

Neste momento, e tal como já referido anteriormente, os settlers estão a levar a cabo a realização de testes de acessibilidade relativos à estrutura da LUA, que consistem na utilização do Second Life sem o recurso ao rato (para simular utilizadores com dificuldades motoras), sendo pedido ao utilizador que cumpra determinadas tarefas (como falar por IM com o avatar psicólogo, por exemplo). Para capturar estes testes, está a ser usada a aplicação ScreenFlow.

:: exemplo de captura de um teste (ScreenFlow)
 

Salienta-se mais uma vez que, inicialmente, estes testes não estavam previstos, visto que é uma questão que extrapola o âmbito de actuação do grupo, mas que, depois de investigada, se tornou num aspecto que sensibilizou os elementos do grupo, pelo que se realizaram estes testes, de modo a contribuir para uma consciencializar mais sustentado das grandes lacunas que a aplicação Second Life apresenta neste domínio.

Paralelamente, estão a ser efectuados testes de design e conteúdos, funcionalidade e usabilidade à AAUAv, Núcleos da AAUAv e AETTUA.
Em relação a esta última estrutura, como foi um pedido excepcional recebido recentemente (ver post), anteriormente estava previsto o teste à mesma como parte integrante da restante estrutura dos núcleos; actualmente, como este espaço foi desagregado dos dos núcleos e re-construído para satisfazer os pedidos dos membros da associação, testar-se-à este novo edifício de forma independente.

:: grelha de teste de design e conteúdos da AETTUA
:: grelha de teste de funcionalidade da AETTUA
:: grelha de teste de usabilidade da AETTUA 

Posto isto, tinha sido também agendado com os Serviços de Relações Externas que os testes seriam efectuados com duas pessoas responsáveis pela prestação do apoio in-worl. No entanto, fomos informados telefonicamente que até ao dia 4 de Junho será impossível da parte dos SRE proceder à execução dos referidos testes (neste momento, encontram-se com falta de recursos humanos).
Assim, os settlers vêem-se obrigados a testar o sistema de envio de email, envio de pedido de esclarecimento através do Twitter e ainda a utilização do AjaxLife, com 5 utilizadores comuns deixando os testes com os utilizadores dos SRE para a próxima semana, ficando assim o teste à interface do AjaxLife pendente.

Ainda neste contexto, como foi acrescentada recentemente a possibilidade de solicitar um pedido de esclarecimento através do alerta feito pelo Twitter, a grelha de testes desta área teve se sofrer pequenas alterações por forma a ser testado também este último serviço.

Participantes:

Utilizadores Comuns (Twitter + e-mail)
:: grelha de teste de design dos Serviços de Relações Externas
:: grelha de teste de funcionalidade dos Serviços de Relações Externas
:: grelha de teste usabilidade dos Serviços de Relações Externas

Serviço das relações externas (AjaxLife)
:: grelha de teste de design dos Serviços de Relações Externas
:: grelha de teste de funcionalidade dos Serviços de Relações Externas
:: grelha de teste usabilidade dos Serviços de Relações Externas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s