Aula de projecto nº27 – 27/05/08

Posted On Maio 27, 2008

Filed under Projecto

Comments Dropped leave a response

Na aula de projecto de hoje, o grupo partilhou com a professora Maria João os avanços verificados ao nível da análise dos testes já elaborados à estrutura da LUA, que resultaram numa listagem de problemas/sugestões de melhoramento que já estão em processo de correcção. Posto isto, o grupo possui uma grelha organizada e com distinção cromática de modo a diferenciar a prioridade dos erros, sendo que este documento tem estado em constante actualização.

:: grelha correcção de erros – versão 27/05/08

Nos próximos dias, tal como agendado, serão realizados os testes à estrutura da AAUAv, dos núcleos e do da comunicação, mediado pelo AjaxLife, entre o Serviço de Relações Externas e os utilizadores presentes in-world, prevendo-se o analisar dos resultados destes testes logo em seguida.

Para além destes testes agendados e estruturados desde o início deste módulo, a questão da acessibilidade do Second Life é um ponto para o qual os membros do grupo estão sensibilizados, depois de alguma pesquisa sobre este assunto. De facto, pela índole das estruturas construídas e modeladas (um serviço de apoio psicológico e estruturas destinadas aos alunos da Universidade), num prisma óptimo, estas estruturas deveriam estar acessíveis ao maior número possível de utilizadores. No entanto, pelas características intrínsecas da aplicação, este acesso universal não é cumprido: utilizadores com dificuldades visuais ou motoras, que não possam usar o rato, terão sérias dificuldades no interagir com o Second Life.

Posto isto, foi definido um pequeno guião de tarefas a realizar, que foram propostas aos elementos do grupo como desafios a levarem a cabo sem o uso do rato.

:: grelha acessibilidade

Tal como esperado, os membros do grupo sentiram imensa dificuldade em resolver tarefas consideradas simples.

Para além dos testes, no seguimento do post anterior, o grupo encontra-se a construir a nova estrutura para a AETTUA, de modo a cumprir os novos requisitos para esta associação.

A acrescentar, foi também partilhado com a professora o paper entregue para a participação no CEF^SL, edição 2008. Ainda que seja um elemento paralelo às premissas definidas inicialmente para Projecto, é um elemento que organiza de forma estruturada e cimentada o trabalho que o grupo tem desenvolvido de forma intensiva ao longo dos últimos meses.

Para finalizar, amanhã decorrerá na Sala de Actos da Reitoria a Sessão de Reactivação do projecto LUA, com a presença da Reitora, Prof. Doutora Maria Helena Vaz de Carvalho Nazaré, pelo que os settlers estão a preparar esta apresentação pública, que já foi alvo de referência no UA_Online, e no Online News.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s