A desenvolver no módulo da versão beta e testes

Posted On Maio 7, 2008

Filed under Projecto

Comments Dropped leave a response

Terminado o módulo TP2, em que o grupo apresentou o protótipo das estruturas definidas, seguiram-se alguns ajustes, que foram aqui descriminados ao longo da passada semana (post1 e post2).

Assim, entrando na fase da elaboração da versão beta e testes, o grupo iniciou hoje a formação aos alunos de psicologia para que, durante o resto desta semana, estes possam treinar a utilização da estrutura realizada para revitalizar a Linha da Universidade de Aveiro.
Para a referida “formação” foi elaborado um tutorial, disponibilizado aos alunos integrantes do projecto (já aqui colocado).
Na próxima quinta-feira (15 de Maio), fazer-se-a a inauguração preliminar deste espaço, juntando-se os criadores da estrutura e recursos humanos que vão assegurar as consultas. Desta forma, os settlers farão corresponder este iniciar das actividades na LUA ao começar da fase de teste da referida estrutura.

Nesta fase, pretende-se testar a funcionalidade da estrutura, percebendo de que forma é que os avatares psicólogos lidam com os mecanismos da sala de reuniões, gabinetes e placard, e a maneira como os visitantes da LUA interagem com as funcionalidades à disposição na sala de convivio (escorrega, baloiços, placard, e-mail, quadro da lista de espera e sítios para sentar). Uma vez que é extremamente importante preservar a privacidade das conversas que ocorrem nos gabinetes, é relevante testar se a forma que o grupo escolheu (elevar os gabinete aos 400m) é suficiente para este efeito. Relativamente à página Web será também necessário testar se esta é correctamente apresentada em vários browsers, para além das funcionalidades de login por parte dos psicólogos, a gestão e mudança do estado dos pedidos de consulta e ainda a inserção dos dados relativos à consulta (sendo que neste âmbito é importante testar se estão a ser recolhidos e inseridos na base de dados todos os dados pertinentes para o estudo, da forma mais intuitiva). Ainda na estrutura da LUA, os settlers pretendem também perceber se os botões escolhidos para todas as funcionalidades são facilmente perceptiveis.
Para este teste integrado, em que se porá sob análise toda a estrutura e de todas as suas funcionalidades da LUA,o grupo optou por registar os testes em vídeo, pois pensa-se que será a melhor opção nesta aplicação. Ainda, no decorrer dos testes o grupo encontrar-se-á presente, acompanhando todos os passos.

A par disto, o grupo irá refinar a estrutura da AAUAv, passando inicialmente por uma fase de modelação,afim de elaborar o mobiliário para a mesma, e, seguidamente, definindo e estabelecendo as funcionalidades a serem implementadas, procedendo assim à fase de programação. Serão seguidas as sugestões dadas pelos membros da AAUAv na última reunião, especificamente: a realização de uma esplanada em forma de “U”, em paralelismo com o real; um mecanismo para esclarecer possiveis duvidas através de e-mail; e uma loja com alguns produtos virtuais da associação.
Relativamente à estrutura dos núcleos, já definitivamente modelados, o grupo aguarda a listagem dos interessados, afim de finalizar cada estrutura. Ainda que o compromisso estipulado na reunião com os membros da AAUAv de enviarem a listagem dos núcleos associativos interessados não tenha sido cumprido, o grupo aguarda o dia 9 de Maio, data em que se espera que seja facultada a listagem completa. Particularmente, e porque o grupo contactou directamente com os interessados, o núcleo destinado à Magna Tuna Cartola será personalizado, levando-se a cabo novas experiências de modelação para dar resposta aos requisitos dos mesmos (nomeadamente o uso da forma de uma cartola como elemento identificativo).
A fase de testes para a estrutra da AAUAv e núcleos será feita, ao contrário da LUA, com um público não integrante neste projecto e está agendada para dia 29 de Maio. Projecta-se serem chamados 5/6 alunos da Universidade, que os settlers acompanharão atentamente, efectuando também o registo em vídeo. Pretende-se testar a funcionalidade da estrutura, observando o comportamento dos avatares em mecanismos como o envio de e-mail e o uso do elevador, bem como testar o design dos botões criados para as funcionalidades. Uma vez que se projecta haver informações visuais ou textuais num placard, testar-se-á também esta estrutura a nível dos conteúdos, especificamente da percepção visual dos mesmos.

Ainda relativamente ao contacto com as Relações Externas da UA (ver post da reunião), aproveitando a estrutura já construída na infozone, o grupo realizará uma pesquisa aprofundada para encontrar a melhor solução, de forma a permitir que um avatar possa solicitar ajuda no Second Life através de uma interacção com determinado objecto, sendo esta solicitação recebida sem que os membros das Relações Externas tenham o Second Life aberto ou estejam permanentemente no espaço destinado aos mesmos na infozone.

Pretende-se iniciar os testes desta funcionalidade a par dos testes para a AAUAv e dos núcleos (29 de Maio), sendo que haverá também o registo de vídeo. No entanto, este teste terá dois tipos de participantes: elementos das Relações Externas que irão fazer a manutenção do espaço reservado para esse serviço, e alunos genéricos, potenciais utilizadores do serviço. Testar-se-á a funcionalidade a ser implementada, de forma a perceber se esta é eficaz ou não.

Na presente fase, e já durante a próxima semana, nos dias 14 e 15 de Maio o grupo assegurará o decorrer do Forum 3E no Second Life (ver post da reunião). Para tal, será necessário modelar as estruturas -stands correspondentes às empresas- de forma fiel à realidade, definir e pesquisar a melhor forma dos utilizadores deixarem os seus currículos e elaborar um vídeo das estruturas, bem como da Ilha da UA (que passará no local do evento, de forma a publicitar a Ilha os eventos que nela decorrem, quando os settlers se ausentarem presencialmente do recinto do Forum 3E). Ainda que esta estrutura não possa seguir a mesma lógica de desenvolvimento das restantes, visto que pela proposta tardia se teve que optar por um desenvolvimento o mais ágil possível, será possível analisar a interacção dos visitantes da feira com esta estrutura final e retirar daí uma visão mais ampla e genérica das interacções que decorrem no Second Life. É mais uma experiência de socialização e contacto, alargado a uma área específica da educação e negócios que os settlers acompanharão de perto, quer no ambiente virtual, quer presencialmente no local do evento. Finalmente, e ainda em relação ao Forum 3E, este vai ser mais um veículo para a promoção e divulgação da Ilha da UA e dos recentes trabalhos da equipa.

Perante este agendamento de implementações funcionais e técnicas e respectivos testes, considera-se relevante referir ainda que este elencar tem sempre patente um carácter dinâmico, visto que as propostas que vão aparecendo de forma mais ou menos inesperada, assim como os pedidos de participação em conferências/apresentações têm sido aceites prontamente pelos settlers, o que representa sempre um possível acrescentar de elementos à “agenda” de trabalhos.

Para finalizar, é importante referir que os settlers, para além dos testes devidamente agendados e preparados, têm em conta, de forma mais ou menos informal, todas as sugestões de melhoramento e críticas que os visitantes aleatórios da Ilha da UA vão tecendo, considerando que a opinião daqueles que habitualmente utilizam a plataforma em questão para actividades genéricas é a mais genuína, veiculando uma visão realista daqueles que estão habituados a socializar/construir/utilizar nos/os espaços do Second Life.

Fica então o mapa de navegação com a correspondente distinção cromática.

:: mapa de navegaçao – Versão beta e teste

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s