A fase final

Posted On Abril 28, 2008

Filed under Projecto

Comments Dropped 2 responses

A semana de início de testes por parte dos psicólogos responsáveis pela LUA, aproxima-se! Neste sentido, os settlers têm reunido esforços para que todos os mecanismos fiquem a funcionar na perfeição!

Assim, apresentam-se os novos desenvolvimentos:

>> restrição das funcionalidades dos gabinetes de consulta (mudar as cores, fechar/abrir as portas, subir/descer do gabinete) aos “avatares psicólogos” criados pelo grupo.

Para uma gestão segura e cómoda tanto para os “avatares pacientes”, como para os psicólogos, foram criados dois avatares que desempenhariam o papel de psicólogos. Todas as funcionalidades presentes nos gabinentes de consulta estão restringidas a estes dois avatares, tornando-se obrigatório que as consultas sejam sempre realizadas com eles. Uma vez que só existem dois gabinetes e só poderão existir duas consultas ao mesmo tempo, pensa-se que isto não será nenhum entrave em termos futuros. No entanto, depois de passada toda esta fase inicial de testes, se os psicologos acharem pertinente, poderão ser criados mais avatares-psicólogos que terão as mesmas permissões dos actuais.

>> restrição das funcionalidades da sala de reuniões (mudar o mobiliário, fechar/abrir portas, retroceder ou avançar os slides) aos avatares pertencentes ao grupo second.ua psylab_lua.

Relativamente à sala de reuniões, antecipando que esta possa ter outros participantes para além dos que integram este projecto, restringiu-se as funcionalidades nela presentes a um grupo cujos “owners” são os dois avatares psicólogos criados pelo grupo. Assim, se for necessário dar permissões para esta sala, basta um dos avatares psicólogos adicionar essa pessoa a um grupo. Desta forma é possível haver um controlo quer quando está a decorrer um consulta, quer aquando de uma sessão de terapia de grupo. Tipicamente os avatares que se vão reunir ou que vão participar na terapia de grupo serão adicionados previamente ao grupo e poderão abrir e fechar a porta da sala de reuniões/sala de terapia, controlar o aspecto da sala e a mudança de slides, sendo que o avatar psicologo nestas ocasiões, e como nos foi informado, terá um papel mais na linha de coordenador/orientador das linhas gerais da terapia/reunião, ou ainda, imagine-se um workshop, em que o coordenador poderá ser uma pessoa externa à universidade.

>> slide

Num post anterior (ver) falou-se no slideshare como uma possibilidade para apresentação de slides no Second Life, no entanto, isto não é ainda possivel, dado que o Second Life apesar de já suportar páginas web, suporta apenas páginas estáticas, sendo que páginas com conteúdos gerados dinamicamente, por exemplo por recurso ao Flash (como é o caso do slideshare) não são ainda suportadas. Assim, o grupo teve de voltar ao mecanismo de inserção de texturas (uma imagem, uma textura, 10L$). Desta forma, ao quadro presente na sala de reuniões, foram associados dois botões que permitem retroceder/avançar para os antecedentes/próximos slides.

>> optimização visual dos botões

Foram criados novos botões que se enquadrassem com o espaço que ocupam e funcionalidade que lhes compete. Fica aqui o registo visual.

>> ajuste de alguns pormenores, como por exemplo o envio do e-mail a ser dirigido já para os avatares psicólogos, a optimização do código de forma a que só as informações de interesse apareçam no canal público, ajustes ao nível da posição das portas dos gabinetes, conclusão do corredor,  acrescento das escadas que dão acesso ao escorrega, optimização do movimento deste (sendo que neste momento o avatar não tem que se sentar e posteriormente clicar para escorregar, basta sentar-se e o movimento inicia-se automaticamente), e acrescento de uma frase que tem a duração de 5 segundos, antes da subida do gabinete, para que se confirme que as portas estejam fechadas e os avatares sentados.

>> optimização do movimento do baloiço

Este foi talvez o maior desafio de programação para o grupo uma vez que a programação de um movimento fluído do baloiço exigiu um esforço maior de compreensão da linguagem de programação no Second Life (linden scripting language) e ainda o vasculhar de fórmulas físicas que aliassem o peso da gravidade, a massa do objecto, a velocidade, a força, vectores de sentido… Enfim, um sem fim de variáveis a ter em consideração para a elaboração de uma equação final, que acabou por não ser mais do que a criação de um eixo horizontal em torno do qual os baloiços giram numa trajectória em semi-círculo.

>> aperfeiçoamento dos sensores e aplicação dos mesmos a todos os objectos de interacção

Outra das dificuldades que o grupo apresentou foi ao nível do sensor da entrada (que insere os nomes e id’s dos avatares na base de dados) que se encontrava ao nível do chão, pelo que os avatares que entrassem no espaço a voar não eram detectados. Hoje o grupo conseguiu solucionar esse problema colocando um painel transparente que cobre toda a área de entrada e que, activando a propriedade “phantom” do objecto o torna passível de ser transposto. Desta forma garantiu-se que todos os avatares são detectados e os seus nomes e id’s são enviados directamente para a base de dados.

Quanto aos sensores presentes nos objectos estes dividem-se em dois grupos:

– Os bancos, baloiços e escorrega têm um mecanismo de detecção regulado de minuto a minuto para detectar a presença de avatares sentados, a baloiçar ou a escorregar. É detectada a presença do avatar nessas condições e ainda efectuada a comparação com o avatar anteriormente detectado, afim de se registarem apenas a presença de novos avatares num período de tempo de um minuto.

– Quanto ao quadro da entrada que regista a lista de pedidos, esta detecção é efectuada ao toque. Caso seja o segundo toque e o avatar ainda se encontre em espera é lhe enviado o número de pessoas que estão à sua frente. Se o avatar já tiver sido atendido, o seu nome é retirado da lista de espera para que ele posso efectuar novo pedido caso pretenda. Falta aprimorar este mecanismo pois ainda está em falta a remoção do nome do avatar da lista após ser consultado.

Apesar dos resultados obtidos até então terem sido satisfatórios, não eram os mais elegantes. Assim sendo, o grupo tem efectuado um esforço no sentido de afinar todos estes pormenores técnicos que, de uma maneira não prejudicial ao bom funcionamento do espaço, ficaram com arestas por limar. De facto, a fase anterior de programação implicou o iniciar do estudo de linguagens completamente desconhecidas para o grupo (LSL, MySQL, PHP) para além de todo o esforço de compreensão da lógica de modelação, daí que os mecanismos até então implementados não fossem os mais adequados do ponto de vista da optimização de recursos de programação e, desta forma, o grupo não baixou ou braços com intuito de na próxima semana a LUA se encontrar completamente preparada para o iniciar de actividades.

A par disto, encontra-se a ser elaborado um documento em jeito de tutorial dirigido aos alunos de psicologia integrantes no projecto LUA. O grupo já entrou, também, em contacto com a Prof. Anabela (de psicologia), afim de combinar os dias para fornecer a formação aos alunos.

Ainda esta semana, o grupo irá começar a delinear estratégias para a elaboração do espaço relativo ao Forum3E na Ilha.

Anúncios

2 Responses to “A fase final”

  1. Carlos Santos

    Viva.

    Cuidado com a atribuição do perfil de owner aos avatares porque dessa forma eles passam a partilhar as despesas de manutenção do grupo. Como são avatares que provavelmente não vão receber L$, as suas contas começam a entrar no vermelho. Podem gerir as permissões dos outros perfis de modo a permitir efectuar as mudanças necessárias no grupo.

  2. A desenvolver no módulo da versão beta e testes « second.ua settlers

    […] definidas, seguiram-se alguns ajustes, que foram aqui descriminados ao longo da passada semana (post1 e […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s