Aula de projecto nº19 18/04/08 e Recentes avanços na prototipagem

Posted On Abril 18, 2008

Filed under Projecto

Comments Dropped leave a response

Na aula de projecto do dia de hoje o grupo mostrou ao Professor Miguel Ferraz os desenvolvimentos feitos no espaço LUA. Os seus apontamentos acerca do trabalho mostrado denotaram-se positivos.

Como havia sido prometido em Novos desenvolvimentos na prototipagem ao nível das funcionalidades a serem implementadas, apesar da semana atribulada pelas transmissões do espectáculo de comemoração dos 15 anos da Magna Tuna Cartola e realização de testes para as mesmas e ainda pelo agendamento da reunião com um membro do FITUA e discussão das condições de realização da transmissão do mesmo, o grupo apresentou os seguintes desenvolvimentos:

>>placard

Para o avatar poder deixar uma nota tem que clicar no quadro, imediatamente é informado com a seguinte mensagem “Escreve  /12 seguido da tua mensagem. Não uses caracteres especiais.” Depois do envio da mensagem o avatar é avisado que esta foi guardada. Se posteriormente desejar lê-la basta carregar na nota, sendo que esta lhe envia em IM (Instant Message) o seu conteúdo e quem o escreveu. Se o placard ficar cheio passa a estar bloqueado, avisando o avatar que nele carregou. A possibilidade de apagar as notas do placard vai ser feita através de um comando que o psicologo terá que escrever.

>> sensores de interacção

Cada objecto existente no espaço da LUA terá associado a si um mecanismo que permita contabilizar as interacções efectuadas, a hora e data das mesmas e ainda o id e nome avatar que efectuou a interacção. Desta forma, foi realizado um teste num objecto-tipo (a pirâmide que se vê na imagem) que, ao ser clicada, informa o nome do avatar que nela clicou e ainda quantas interacções é que foram efectuadas atá ao momento (com recurso a um mecanismo de incrementação que guarda o número de interacções).

>> sensores de entrada no edificio

Foi criado um rectângulo (a azul mas que será invisível) posicionado à entrada da LUA que contabiliza os avatares que por ele passam.  Este mecanismo não se encontra ainda optimizado uma vez que não está apto a contabilizar os avatares que entram a voar no espaço. Desta forma, terá de ser encontrada uma solução adicional para este problema que passará por um sensor que execute o scan com intervalos temporais.

>> comunicação SL <->Base de Dados MySQL

Apesar de alguns problemas devido ao facto de não se ter conhecimento que a partir da rede exterior à universidade não se conseguia aceder ao servidor (sem ser por  endereço de IP), a comunicação entre o Second Life e a Base de Dados já está a funcionar. Devido à carência de experiência na utilização destes mecanismos, foi apenas testada a inserção de dois dados na mesma tabela da base de dados: o id do avatar e o nome do avatar. A partir deste pequeno passo, a comunicação vai crescer e tornar-se mais complexa e completa.

>> teleporte

Ainda que não tenha sido referido a funcionalidade de teleporte, foi já implementado na infozone uma miniatura do edificio da LUA que permite o teleporte dos avatares para o mesmo.

Posto isto, a poucos dias da entrega do protótipo, os trabalhos continuam, tendo-se já iniciado o filmar dos vídeos que servirão de suporte à apresentação do protótipo de terça-feira.

 
 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s