Avanços na prototipagem

Posted On Abril 13, 2008

Filed under Projecto

Comments Dropped 2 responses

Como prometido, apresentam-se os pontos desenvolvidos na LUA até agora, acompanhados por snapshots.

>> Abertura e encerramento das portas através de um único botão(*)

O mecanismo do botão (acessivel de fora e dentro), é gerido por dois estados (fechado e aberto) que permitem abrir e fechar as portas que dão acesso ao gabinete. Existem duas portas, sendo que cada uma desliza para lados opostos.

>> A tela para slideshow(*)

Para a funcionalidade de apresentar slides, eram usadas imagens *jpeg, que posteriormente eram importadas como forma de texturas e aplicadas ao painel informativo. Esta metodologia, em que existia um botão de avançar e retroceder para mudar as imagens, tinha o custo de L$10 por imagem. No blog da Gwyneth Llewelyn (uma das melhores referências no que diz respeito ao SL), foi dado a conhecer o código necessário para esta funcionalidade (ver código). No entanto, recentemente, foi criada uma nova forma de apresentar slides sem qualquer custo, e ainda mais simples de ser implementada. Estamos a falar de apresentar uma interface html num painel (ver exemplo). Assim, e recorrendo ao SlideShare (por exemplo), basta abrir a página da apresentação desejada, e, à medida que se avança, ir actualizando o painél (como se pode ver no exemplo).

>> O ascender e descender do gabinete(*)

Foram criados dois botões, um que permite o ascender do gabinete até aos 400m (tendo sido efectuado por ciclos, uma vez que existe a limitação de subir apenas de 10m de uma só vez), e o outro que o envia para a sua posição inicial.

>> A mudança de cores dos gabinetes(*)

Para o efeito de mudança de ambiente, no caso especifico dos gabinetes, optou-se por uma mudança de cores, pois, uma vez que a mobilia seria muito semelhante, não se justificava a mudança da mesma e ainda se fosse pretendida uma mudança de ambiente aquando da subida ou descida do gabinete, colocava-se o problema da posição do mobiliário face ao mesmo. Assim, foram criados dois botões, um que transforma o gabinete em tons esverdeados (primeira imagem), e outro, com a legenda de “cor-de-laranja”, que transforma o mesmo em tons mais quentes (segunda imagem).

(*) Estes actos serão apenas facultados aos psicólogos, sendo que a fase de parcelamento e autorizações surgirá mais tarde.

As restantes acções a serem programadas, foram iniciadas ontem pelo grupo por forma de experiências, sendo que o código já se encontra implementado, precisando ainda de ser optimizado para as respectivas estruturas.

>> A mudança de mobiliário na sala de reuniões
>> O acto de escorregar
>> O acto de baloiçar

Seguidamente, passar-se-á as seguintes implementações:

>> Caixa de perguntas e painél de respostas
>> Sensores que contabilizam o número de avatares que entram na L.U.A.

Posteriormente, e depois de concluída toda esta implementação técnica no SL e ainda, paralelamente, na página web, serão implementados mecanismos de comunicação entre ambos.

Segue-se ainda uma lista de webgrafia acedida pelo grupo nesta fase, no domínio da programação in-world:

>> LSL Portal
>> Beginner’s Guide to Scripting with LSL
>> Linden Scripting Language Guide
>> Blog da Gwyn (como já foi referido)
>> Geta

No que respeita à página web de apoio às consultas, o grupo converteu a Base de Dados inicialmente realizada no Access para MySQL através da aplicação Full Convert Enterprise.

Feita a conversão, foram instalados nas máquinas dos membros do grupo servidores locais com os componentes Apache, PHP e MySQL. Tendo em conta os diferentes sistemas operativos, nos computadores com Windows XP e Vista instalou-se o WampServer e na máquina com o Mac OS X Leopard o MAMP PRO.

Desenvolvida a interface e definido o layout (estudo de interface e layout a serem colocados num post seguinte), começou-se por elaborar a folha de estilos (CSS) a associar ao site. Neste âmbito, é importante referir as diferenças que ainda existem entre browsers no reconhecimento e processamento das CSS’s. Realizados testes no Safari, Firefox, Opera e Internet Explorer, o último foi o que se revelou mais “problemático”.

Montada a interface, iniciam-se os trabalhos de programação da página, que se traduzem em inserção e obtenção de dados na Base de Dados, para além de um mecanismo de autenticação, que limite a página ao uso por parte dos psicólogos e administradores. Posto isto, visto que os elementos do grupo ainda não tinham contactado com as linguagens a serem usadas (PHP e MySQL), ficam aqui os links para as páginas que mais têm sido visitadas.

>> W3Schools – o ponto de partida com o bê-á-bá de quase tudo o que se possa querer saber sobre qualquer linguagem/tecnologia;
>> Manual de PHP – a “bíblia” da linguagem em questão;
>> Manual de MySQL – idem.

Posto isto, os próximos desafios ao nível da página web são:
– optimizar o sistema de login já implementado (que neste momento não faz ainda validação por níveis);
– realizar o sistema de gestão de lista de espera (e estabelecer comunicação com o Second Life);
– realizar o formulário de inserção de registo de nova consulta.

E na outra vertente do projecto, relacionada com a dinamização de eventos na Ilha da UA, foram colocados colossais cartazes de promoção ao espectáculo da Magna Tuna Cartola na Infozone e Second Cafe, para além daqueles que foram espalhados fisicamente pela Universidade de Aveiro. Na próxima terça, realizar-se-à o teste final na regie da Reitoria para assegurar a transmissão dos espectáculos de quarta e quinta-feira.

Anúncios

2 Responses to “Avanços na prototipagem”

  1. Novos desenvolvimentos na prototipagem « second.ua settlers

    […] Abril 14, 2008 @ 2:39 am } · { Projecto } { } Tal como referido no post Avanços na prototipagem, o grupo seguiu para a implementação das […]

  2. A fase final « second.ua settlers

    […] post anterior (ver) falou-se no slideshare como uma possibilidade para apresentar powerpoints no Second Life, no […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s